Você precisa chegar em Palmas-TO um dia antes do início da expedição, ou no máximo na madrugada de do dia que inicia-se a expedição. Um exemplo: A expedição de 6 dias inicia-se às 8:00h da manhã de segunda-feira. O último dia de expedição é no sábado com chegada em Palmas prevista para até às 20:00h. Nesse caso você deverá chegar em Palmas-TO no domingo ou no máximo na madrugada de domingo para segunda.
A Jalapão Expedições vem, por meio deste, informar que se faz obrigatória a apresentação do teste de COVID-19 para embarque em expedições à partir de 20 de fevereiro de 2021, tendo em vista a atual situação em que se encontra o país devido à pandemia, por motivos sanitários relacionados com os riscos de contaminação e disseminação do coronavírusSARS-CoV-2(covid-19), bem como para garantir a segurança, saúde e conforto de todos os integrantes da expedição e fundamentalmente dos habitantes da região, como comunidades tradicionais quilombolas que se encontram em situação vulnerável.
Desta forma poderemos juntos garantir a minimização de possíveis impactos do vírus na região, bem como cumprir nossos papéis coletivos e individuais na prática do ecoturismo responsável.
Medidas e Responsabilidades do Expedicionário contra a COVID-19:
• Apresentação obrigatória dos informes para COVID-19, conforme relação abaixo:
a) RT-PCR negativo, realizado no máximo 72 horas antes da expedição, para quem não tem nenhuma ou apenas uma dose da vacina contra o COVID-19;
b) Carteira de vacinação com duas doses ou mais da vacina contra o COVID-19.
Desde já agradecemos a compreensão e desejamos uma ótima expedição por este pedacinho de nossa terra querida!
O Jalapão é uma microregião localizada no leste do Estado do Tocantins, fazendo divisa com o estado do Piauí, Maranhão e Bahia, totalizando 34 mil km² de área. É considerada a maior área de preservação contínua do bioma cerrado, compondo um grande mosaico de belezas naturais como cachoeiras, serras, lagoas, dunas, e nascentes de água cristalina (os famosos fervedouros), além de uma rica fauna e flora.
Ao contrário do que muitos imaginam o Jalapão é composto por mais de 15 municípios, embora os mais conhecidos sejam Ponte Alta, Mateiros e São Felix, que compõem o circuito turístico mais conhecido da região.
A região do Jalapão está inserido no bioma Cerrado, seguindo o padrão de 6 meses quente e úmido (com chuvas) que vai de outubro a março; e de 6 meses quente e seco (sem chuvas) que vai de abril a setembro. Nossas expedições saem todas as semanas para o Jalapão com capacidade máxima de 10 pax por expedição. Um número muito reduzido, para promover a o turismo responsável, com segurança para as populações tradicionais e o conforto do grupo.
O Jalapão se localiza no extremo leste do Estado do Tocantins, e, devido ao difícil acesso à região e a falta de infraestrutura, não há aeroportos na região, havendo a necessidade da locomoção até o destino apenas em veículos 4×4. O portal de acesso via aérea se dá por Palmas, capital do Estado.
É possível, embora muito cansativo. O ideal e aconselhável é que sua chegada seja um dia antes da expedição, e sua saída um dia após a expedição. Você será recebido no aeroporto e levado a um dos melhores hoteis da região, terá um tempo para conhecer a capital e sair com tranquilidade para a expedição na manhã do dia seguinte.
Em uma viagem ao Jalapão você percorrerá em média 1.200 km de forma itinerante, ou seja, sempre se deslocando para uma nova cidade a medida que visita os atrativos ao longo do percurso.
Nossa frota conta em sua maioria com Hilux SW4, além de Pajeiros Dakar, ambas com capacidade para 7 pessoas.
Nas expedições ao Jalapão, quando você viaja sozinho ou acompanhado com pelo menos mais uma pessoa, não fechando a capacidade total do veículo, outros expedicionários compartilharão o veículo e os serviços com você.
Sim. Podemos fechar uma expedição exclusiva para você e seu grupo, sem quantidade mínima de expedicionários. Para isso entre em contato conosco.
Não há uma idade mínima ou máxima para ir ao Jalapão, mas é necessário considerar seu condicionamento físico ou fatores limitantes, pois, pelo fato de ser um roteiro itinerante, durante a expedição existirão trechos onde passaremos três horas no veículo, e em alguns locais haverá a necessidade de realizarmos trilhas com um grau de dificuldade considerável.
A maioria das pousadas oferece o serviço, embora o sinal possa vir a oscilar ou até mesmo parar eventualmente.
Na maior parte do Jalapão não há sinal, embora seja possível conseguir sinal nas pequenas cidades onde nos hospedamos. A operadora Claro e Vivo estão presentes.
É fundamental que sua bagagem seja compacta, pois ela será acomodada na parte superior do veículo, protegida por uma capa protetora, sendo aberta somente no final do dia, desta forma também aconselhamos trazer uma bolsa ou mochila pequena para guardar os itens necessários durante o dia (escova de dentes, repelente, protetor solar, óculos de sol, toalha de rosto, etc).
Além destes dois itens, também aconselhamos trazer:
– Roupas de banho, leves e confortáveis (todos os dias nós teremos contato com água);
– Câmera fotográfica e câmera fotográfica subaquática;
– Sapatilha anfíbia (água e terra), não havendo possibilidade optar por tênis de secagem rápida e que sejam apropriados também para trilha;
– Sandálias;
– Máscara de mergulho (não é fundamental, mas te dará uma boa visão do interior das cachoeiras e fervedouros);
– Protetor solar e repelente;
– Lanterna de mão ou do próprio celular;
– Medicamentos de uso pessoal;
– Sabonete, shampoo e condicionador (por garantia);
– Toalha
– Óculos de sol;
Sim, muitos dos estabelecimentos aceitam cartão, embora dependam do serviço de internet que muitas vezes é fraco. Aconselhamos levar uma quantia de R$50,00/dia para gastos pessoais e compra de artesanato.
A expedição ao Jalapão por si só já é considerada uma aventura, devido as grandes distâncias percorridas e o isolamento dos locais por onde passamos, além disso você também poderá praticar rafting, tirolesa, rapel e fazer trilhas curtas e longas.
Não. Muitas de nossos clientes não sabem nadar. É aconselhável trazer um colete ou solicitar à nós que disponibilizemos macarrão de flutuação. A notícia boa é que nos fervedouros é impossível afundar, pois a pressão da água que brota das profundezas da terra mantém seu corpo sempre flutuando.
Todos os restaurantes possuem uma diversidade de alimentos que possam atender a todos os publicos.
Nós entendemos que o momento atual em que o país se encontra não é o melhor, e que a compreensão e parceria são fundamentais nesta hora. Estudaremos cada caso específico e remarcaremos a viagem sem ônus, se necessário for, ou disponibilizaremos um crédito para utilização em qualquqer serviço fornecido pela Jalapão Expedições.
Quantas vezes forem necessárias, desde que comprovados os motivos de força maior.