FAQ

Preparamos esse FAQ para tirar algumas de suas dúvidas

FAQ

Existe algum procedimento obrigatório para embarcar numa expedição referente ao COVID-19 ?

A Jalapão Expedições vem, por meio deste, informar que se faz obrigatória a apresentação do teste de COVID-19 para embarque em expedições à partir de 20 de fevereiro de 2021, tendo em vista a atual situação em que se encontra o país devido à pandemia, por motivos sanitários relacionados com os riscos de contaminação e disseminação do coronavírusSARS-CoV-2(covid-19), bem como para garantir a segurança, saúde e conforto de todos os integrantes da expedição e fundamentalmente dos habitantes da região, como comunidades tradicionais quilombolas que se encontram em situação vulnerável.

Desta forma poderemos juntos garantir a minimização de possíveis impactos do vírus na região, bem como cumprir nossos papéis coletivos e individuais na prática do ecoturismo responsável.

Relação aos testes aceitos:

– RT-PCR negativo, realizado no máximo 72 horas antes da expedição;

– RT-PCR positivo, porém realizado há no mínimo 20 dias e máximo 90 dias antes da expedição;

– Sorologia reagente realizado no máximo há 90 dias antes da expedição;

Desde já agradecemos a compreensão e desejamos uma ótima expedição por este pedacinho de nossa terra querida!

O que é o Jalapão?

O Jalapão é uma microregião localizada no leste do Estado do Tocantins, fazendo divisa com o estado do Piauí, Maranhão e Bahia, totalizando 34 mil km² de área. É considerada a maior área de preservação contínua do bioma cerrado, compondo um grande mosaico de belezas naturais como cachoeiras, serras, lagoas, dunas, e nascentes de água cristalina (os famosos fervedouros), além de uma rica fauna e flora.
Ao contrário do que muitos imaginam o Jalapão é composto por mais de 15 municípios, embora os mais conhecidos sejam Ponte Alta, Mateiros e São Felix, que compõem o circuito turístico mais conhecido da região.

Qual a melhor época para ir ao Jalapão?

A região do Jalapão está inserido no bioma Cerrado, seguindo o padrão de 6 meses quente e úmido (com chuvas) que vai de outubro a março; e de 6 meses quente e seco (sem chuvas) que vai de abril a setembro. Nossas expedições saem todas as semanas para o Jalapão com capacidade máxima de 8 pax por expedição. Um número muito reduzido, para promover a o turismo responsável, com segurança para as populações tradicionais e o conforto do grupo.

Clique aqui e conheça nossos pacotes

Como chegar ao Jalapão?

O Jalapão se localiza no extremo leste do Estado do Tocantins, e, devido ao difícil acesso à região e a falta de infraestrutura, não há aeroportos na região, havendo a necessidade da locomoção até o destino apenas em veículos 4×4. O portal de acesso via aérea se dá por Palmas, capital do Estado.

Quando eu chegar em Palmas irei direto para o Jalapão?

É possível, embora muito cansativo. O ideal e aconselhável é que sua chegada seja um dia antes da expedição, e sua saída um dia após a expedição. Você será recebido no aeroporto e levado a um dos melhores hoteis da região, terá um tempo para conhecer a capital e sair com tranquilidade para a expedição na manhã do dia seguinte.

Devo contratar uma agência receptiva para realizar o serviço?

É extremamente aconselhável a contratação de uma agência receptiva para a realização da expedição, devido às condições de acesso ao local, o terreno, a logística, a sinalização, o raro sinal de internet, além da necessidade de um guia para a entrada em locais como a Serra do Espírito Santo, Dunas do Jalapão, etc. Não somente, a contratação da Jalapão Expedições Ecotrip impacta diretamente em sua experiência no Jalapão, tendo em vista o grau de conhecimento da mesma sobre a região, as comunidades locais, atrativos, além do conforto de serviços que nós oferecemos, como: transfer do aeroporto ao hotel na ida e volta (independente do horário) hospedagem em Palmas na chegada e saída (devido aos horários de voo), veículos 4×4 extremamente confortáveis, guias nativos, capacitados e credenciados no parque.

Quantos quilometros percorrerei durante a expedição?

Em uma viagem ao Jalapão você percorrerá em média 1.200 km de forma itinerante, ou seja, sempre se deslocando para uma nova cidade a medida que visita os atrativos ao longo do percurso.

Quais veículos a Jalapão Expedições utiliza nas expedições?

Nossa frota conta em sua maioria com Hilux SW4, além de Pajeiros Dakar, ambas com capacidade para 7 pessoas.

Quanto dias devo ficar no Jalapão?

Nós ofertamos pacotes de três a sete dias no Jalapão e aconselhamos, no mínimo, quatro dias de pacote, desta forma você realizará uma expedição com mais tranquilidade.

O que é uma expedição compartilhada?

Nas expedições ao Jalapão, quando você viaja sozinho ou acompanhado pelo menos mais uma pessoa, não fechando a capacidade total do veículo, outros expedicionários compartilharão o veículo e os serviços com você.

É possível realizar expedições exclusivas?

Sim. Podemos fechar uma expedição exclusiva para você e seu grupo, sem quantidade mínima de expedicionários.

Existe uma idade mínima ou máxima para se visitar o Jalapão?

Não há uma idade mínima ou máxima para ir ao Jalapão, mas é necessário considerar seu condicionamento físico ou fatores limitantes, pois, pelo fato de ser um roteiro itinerante, durante a expedição existirão trechos onde passaremos três horas no veículo, e em alguns locais haverá a necessidade de realizarmos trilhas com um grau de dificuldade considerável.

Terei acesso à internet no Jalapão?

A maioria das pousadas oferece o serviço, embora o sinal possa vir a oscilar ou até mesmo parar eventualmente.

Há sinal de telefone do Jalapão?

Na maior parte do Jalapão não há sinal, embora seja possível conseguir sinal nas pequenas cidades onde nos hospedamos. A operadora Claro e Vivo estão presentes.

O que preciso levar?

É fundamental que sua bagagem seja compacta, pois ela será acomodada na parte superior do veículo, protegida por uma capa protetora, sendo aberta somente no final do dia, desta forma também aconselhamos trazer uma bolsa ou mochila pequena para guardar os itens necessários durante o dia (escova de dentes, repelente, protetor solar, óculos de sol, toalha de rosto, etc).

Além destes dois itens, também aconselhamos trazer:
– Roupas de banho, leves e confortáveis (todos os dias nós teremos contato com água);
– Câmera fotográfica e câmera fotográfica subaquática;
– Sapatilha anfíbia (água e terra), não havendo possibilidade optar por tênis de secagem rápida e que sejam apropriados também para trilha;
– Sandálias;
– Máscara de mergulho (não é fundamental, mas te dará uma boa visão do interior das cachoeiras e fervedouros);
– Protetor solar e repelente;
– Lanterna de mão ou do próprio celular;
– Medicamentos de uso pessoal;
– Sabonete, shampoo e condicionador (por garantia);
– Toalha
– Óculos de sol;

É possível passar cartão no Jalapão?

Sim, muitos dos estabelecimentos aceitam cartão, embora dependam do serviço de internet que muitas vezes é fraco. Aconselhamos levar uma quantia de R$50,00/dia para gastos pessoais e compra de artesanato.

Eu sou aventureiro, como posso me aventurar no Jalapão?

A expedição ao Jalapão por si só já é considerada uma aventura, devido as grandes distâncias percorridas e o isolamento dos locais por onde passamos, além disso você também poderá praticar rafting, tirolesa, rapel e fazer trilhas curtas e longas.

Não sei nadar, isso é um problema?

Não. Muitas de nossos clientes não sabem nadar. É aconselhável trazer um colete ou solicitar à nós que disponibilizemos macarrão de flutuação. A notícia boa é que nos fervedouros é impossível afundar, pois a pressão da água que brota das profundezas da terra mantém seu corpo sempre flutuando.

Sou vegetariano, isso será um problema para mim no Jalapão?

Não. Muitos de nossos clientes são vegetarianos ou veganos. Todos os restaurantes estão preparados para atendê-los.

Qual o procedimento a Jalapão Expedições exerce em caso de cancelamento por motivos de força maior, como uma pandemia?

Nós entendemos que o momento atual em que o país se encontra não é o melhor, e que a compreensão e parceria são fundamentais nesta hora. Estudaremos cada caso específico e remarcaremos a viagem sem ônus, se necessário for, ou disponibilizaremos um crédito para utilização em qualquqer serviço fornecido pela Jalapão Expedições.

Quantas vezes poderei remarcar minha expedição?

Quantas vezes forem necessárias, desde que comprovados os motivos de força maior.

Precisa de atendimento?